Os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) dos cinco (5) municípios abrangidos na fase Piloto do Projecto de Transferências Sociais Monetárias, nomeadamente, Nzeto (Zaire), Cacula (Huíla), Ombadja (Cunene) e Cuito Cuanavale (Cuando-Cubango) e Cambundi Catembo (Malanje), beneficiam de formação sobre utilização de cartões multicaixa e Literacia Financeira.

Promovida pelo Fundo de Apoio Social (FAS), com facilitadores bancários, a formação visa capacitá-los para auxiliarem as famílias com dificuldades de fazer transações bancárias, sobretudo as beneficiárias das transferências sociais monetárias. Essas famílias estarão sujeitas a este exercício durante os 12 meses previstos no Programa.

A formação, entretanto, acaba por ser igualmente importante para os próprios ADECOS, já que muitos deles nem sequer anteriormente tiveram contacto com multicaixa, estando agora melhor preparados no que à literacia financeira diz respeito, mas não só: a formação serviu ainda para a inclusão social dos ADECOS. Estas formações terão lugar em todos os municípios onde ocorrerem as transferências sociais monetárias.