Cazenga conhece os primeiros ADECOS

20 Set
ADECOS_Cazenga_FAS_Luanda

Cazenga conhece os primeiros ADECOS

30 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), no distrito urbano 11 de Novembro, no município do Cazenga, são para apoio ao crescimento multifacetado da sua população. A sessão de capacitação dos ADECOS decorre de 18 a 29 de Setembro, com financiamento da World Vision, apoio metodológico do IFAL e coordenação do Fundo de Apoio Social.
 
O Administrador Municipal do Cazenga, Albino da Conceição, fez a abertura do evento, que capitaliza as atenções, com os ADECOS a cumprir cabalmente com o plano dos supervisores, que envidam esforços para que os agentes tenham domínio da comunicação para a mudança, uma das ferramentas no trato com as diferentes famílias das comunidades.
 
O ADECOS é a figura que expande os serviços sociais no seio das comunidades estimulando o seu desenvolvimento. É uma pessoa comum, seleccionada entre os habitantes de uma comunidade, que se destaca pelas qualidades humanas.
 
Depois da formação, os ADECOS são contratados pela administração municipal, fazem o mapeamento das micro-áreas (local onde vão desempenhar a actividade), segue-se o cadastramento das famílias a acompanhar, tudo, sob olhar atento dos supervisores e coordenação do Fundo de Apoio Social da província de Luanda.
 
A referida formação enquadra-se na estratégia de expansão da Política Nacional dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário – PNADECOS, projecto financiado pelo Banco Mundial, Fundo Global e Governo de Angola através do FAS/MAT e conta, de igual modo, com Doação da União Europeia.