O Fundo de Apoio Social (FAS), o Instituto Superior Politécnico (ISP) e o Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) do Cuanza Sul assinaram, no dia 30 de Março de 2021, na Província do Cuanza Sul, um Memorando de Cooperação no quadro da implementação do Programa Nacional de Estágios Comunitários para os recém-licenciados.

A assinatura do acordo é da iniciativa do FAS, sendo que da parte desta assinou a Chefe de Departamento Provincial no Cuanza Sul, Carolina Maricel Cardoso Aguiar, ao passo que, pelas Instituições de Ensino Superior assinaram, Manuel Otávio Isaac Spínola, Director Geral do Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul e Lourenço Lino Sousa, Coordenador da Comissão Instaladora do ISCED.

O acto foi testemunhado pelo Director do Gabinete Provincial da Educação, Inácio Buta Tito, e pelo Chefe dos Serviços Provinciais do INEFOP, Ambriz Quissube Umbonds.


O FAS tem, entre outras atribuições, a promoção de estudos práticos e projectos direccionados ao combate à pobreza nas áreas rurais e peri-urbanas, e é com base nisso e na sua responsabilidade social que implementa o Programa de Estágios Comunitários, prevendo aliar os conhecimentos académicos à componente prática de acordo com o perfil de saída do Formando.
O Programa de Estágios abrange os estudantes recém- licenciados de todo o País, privilegiando candidatos cujo perfil de saída traga um valor-acrescentado aos programas de combate à pobreza e ao desenvolvimento rural e comunitário, a harmonização e a coesão familiar, bem como àqueles que se inserem no âmbito da promoção da saúde pública.