No quadro da implementação do programa de financiamento comparticipado, o Fundo de Apoio Social (FAS) procedeu, em Agosto deste ano, no Município da Nharêa, Província do Bié, a entrega formal de 9 projectos financiados na localidade.

Em acto presidido pelo Vice-Governador provincial para a Área Técnica e Infraestruturas, José Fernando Tchatuvela, foram financiados e entregues um aviário construído e apetrechado, uma mini indústria de descasque de café, uma mini indústria para moagem de milho e bombó, dois produtores de feijão, uma associação de produtores de feijão, café e batata rena e três campos de produção de café arábica. Foram ainda entregues, à Associação Etumbuluco e ao Grupo de Senhoras Produtoras Sambinda, kits agrícolas com 7 juntas de tracção animal.

Testemunharam as entregas, além de populares e beneficiários, o Chefe de Departamento do FAS no Bié, Rizoni do Nascimento Costa Chivembe, a Administradora municipal da Nhârea, Maria Lúcia Chicapa e os Directores províncias da Agricultura e Pescas e da Coordenação Económica.

O Matching Grants é uma modalidade de financiamento comparticipado que tem como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento da economia local e fortalecimento das cadeias produtivas. Consiste na garantia de um investimento próprio mínimo do beneficiário, igual a 20% do valor total do projecto como pre-condição e pode ser realizado quer em meios, activos fixos ou correntes, de acordo com o cronograma de investimento incluso no plano de negócios do projecto.