O Fundo de Apoio Social (FAS) realizou, ontem, 23 de Setembro de 2020, um encontro com Jornalistas e Líderes de Opinião, durante o qual foi possível ouvir, dos participantes, inquietações de vária ordem. O encontro, com duração de duas horas, passou em revista as acções e intervenções do FAS no que diz respeito ao combate à pobreza, desde o Projecto de Desenvolvimento Local (PDL) ao Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, passando pelas acções de fortalecimento institucional. O encontro inaugura uma nova era na relação e contacto com as várias figuras que marcam presença regular no espaço público e é, ao mesmo tempo, uma abertura para que aqueles que informam e influenciam a opinião pública possam escrutinar o trabalho da Instituição. Depois deste encontro, seguido ao pormenor pelas Direcções Provinciais do FAS através da plataforma Zoom, passar-se-á para os encontros a nível de cada Província e dos Municípios, visando esclarecer dúvidas e inquietações em relação ao FAS e a sua incidência.

Liderado pelo seu Director Geral, Belarmino Jelembi, o FAS fez-se representar pelas Directoras Gerais Adjuntas para a Área Técnica, Teresa Quivienguele, e para A Administração e Finanças, Rosa de Carvalho. Estiveram ainda presentes, para auxiliar a Direcção, a especialista para as Salvaguardas Ambientais, Helena Farinha, o responsável pela Monitoria, Carlos Barbosa, e o responsável pelo Sistema de Informação, Daniel Miji, que fizeram uma demonstração de como funciona a cadeia das Transferências Sociais Monetárias, desde o Diálogo Comunitário ao pagamento, passando pelo rigoroso cadastramento.

Marcaram presença no evento o Director de informação do Grupo Media Rumo, proprietário dos Jornais Mercado e Vanguarda e da revista Rumo, Carlos Rosado de Carvalho, o Director do Novo Jornal, Armindo Laureano, os jornalistas Mariano Quissola, da revista Exame, Suzana Mendes, Secretária Geral Adjunta do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Raquel Rio, da Agência de Notícias Portuguesa LUSA, Olga Leite, do Jornal Expansão.

Estiveram igualmente presentes, figuras da sociedade como o Comunicólogo e Ex-Secretário de Estado da Comunicação Social, Celso Malavoloneke, a Historiadora e Analista Política Kâmia Madeira, Sérgio Calundulo do OPSA, ao passo que, entraram on-line o Economista Conceição Vaz, o Jurista José Octávio Van-Dúnem e Luís Samacumbi, do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP).

No final do encontro, o FAS reiterou a abertura para receber e falar com os jornalistas sempre que necessário e disponibilizou-se em criar condições para mobilizar os jornalistas em visitas de acompanhamento das suas acções no terreno, em qualquer província do país, com realce para as zonas de implementação do KWENDA.