O Governo de Angola, através do Fundo de Apoio Social (FAS), está a implementar dois Programas de Reforço da Protecção Social no País, nomeadamente, o Programa de Fortalecimento Nacional da Protecção Social, denominado KWENDA, e o Programa de Desenvolvimento Local (PDL), ambos contendo com destaque a componente de Inclusão Produtiva (IP), a ser implementada com recurso a agências de implementação de projectos económicos e produtivos na base de concurso público.

O objectivo principal do Programa de IP é inserir Agregados Familiares de localidades pobres em actividades produtivas e geradoras de rendimento. Para o efeito, está em curso a elaboração do Manual Operativo de instruções para a IP que irá reger a intervenção. Tendo em conta a existência de vários actores com intervenções neste domínio e com abordagens e conceitos diferenciados, o FAS toma a iniciativa de realizar, na próxima Terça-feira, dia 06 de Outubro de 2020, um Encontro Técnico sobre a IP em Angola, para troca de experiência, harmonização e aprimoramento da metodologia de IP a ser implementada no âmbito do KWENDA e PDL.

O referido encontro visa, ainda, entre outros objectivos, contribuir para a definição de caminhos e métodos de aprimoramento das dinâmicas de IP, dirigida às famílias pobres e em situação de vulnerabilidade; Recolher contribuições, lições aprendidas, casos de sucessos com vista aprimorar a metodologia da IP do FAS; Mapear as áreas de intervenção e a natureza dos projectos e programas dos diferentes actores; Apresentar e discutir os princípios gerais para o estabelecimento de parcerias para implementação da componente de IP do FAS.

PARTICIPANTES                                                                                                              

A actividade, cuja sessão de abertura será presidida pelo Director Geral do FAS, Belarmino Jelembi, e moderação a cargo do Consultor João Neves, contará com a participação presencial e via Zoom de representantes de prestigiadas instituições do Governo Angolano como os Ministérios da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, da Agricultura e Pescas, da Economia e Planeamento, do Comércio e de Organizações Não Governamentais, como a ADRA, ADESPOV, ADPP, CÁRITAS DE ANGOLA, VISÃO MUNDIAL, PEOPLE IN NEED.

LOCAL E HORÁRIO DA ACTIVIDADE

O encontro será realizado na Sede do FAS, sito na Escola Nacional de Administração e Politicas Públicas, ex-IFAL, a partir das 9h00 do dia 06 de

Outubro de 2020.