O Fundo de Apoio Social (FAS) promove, desde a passada Terça-feira, 28 de Abril de 2020, no município do Nzeto, província do Zaire, acções de formação com vista ao Reforço do Sistema de Protecção Social das Famílias e à prevenção contra o novo Coronavírus – Covid19.

No Nzeto, a equipa do FAS trabalha, cumprindo com as medidas de segurança e distanciamento social, como recomendado, com 30 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), cuja missão passa por replicar os ensinamentos sobre Desenvolvimento Comunitário e Sanitário para as populações locais.

A partir desta Segunda-feira, 04 de Maio de 2020, os ADECOS, acompanhados pelos técnicos do Fundo de Apoio Social e pelo seu Director, Belarmino Jelembi, começaram a colocar em prática as lições aprendidas com o lançamento piloto do Cadastro de mais de 1300 famílias para o Sistema de Protecção Social e acções de sensibilização, porta à porta, das populações do município do Nzeto sobre a Covid19 e as formas de prevenção, de acordo com as orientações da OMS e das autoridades sanitárias do país.

Os trabalhos contam com as presenças dos Directores municipais do Nzeto, da Acção Social, Família, Promoção e Igualdade do Género, e da Saúde, Esperança da Conceição Mateus da Costa e Pedro Manuel, respectivamente.

O FAS é uma agência governamental, dotada de personalidade jurídica e autonomia financeira e administrativa, para, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribuir na promoção do Desenvolvimento sustentável e redução da pobreza. O FAS focaliza a sua actuação na demanda da comunidade, dirigindo as suas actividades ao investimento social nas áreas de educação, água e saneamento, saúde, infra-estruturas económicas e ambientais. A sua intervenção regista-se nas dezoitos províncias de Angola, através de escritórios províncias. A implementação do FAS conta com o suporte financeiro de diferentes fontes, entre os quais, dotações do Governo de Angola, créditos do Banco Mundial e doações da União Europeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui