Com vista a fortalecer a sua capacidade de implementação e gestão de programas de combate à pobreza, protecção social e desenvolvimento local, o Fundo de Apoio Social (FAS) promove, de 03 a 06 de Março de 2021, as 8H00, no Hotel Mbanza Marimba, em Malanje, o terceiro ciclo de formação de seus quadros, com vista a aprimorar conhecimentos nos domínios das metodologias de intervenção nos Municípios.

A sessão de abertura será presidida pelo Vice-Governador da Província de Malanje para o Sector Político, Social e Económico, Domingos Manuel Eduardo, em representação do Governador Provincial, Norberto Fernandes dos Santos, e contará com a presença do Director Geral do FAS, Belarmino Jelembi, e demais responsáveis.

A formação, enquadrada na estratégia de longo prazo do FAS, com vista a fortalecer a instituição e preparar um futuro cada vez mais sustentável, será dirigida para cerca de 30 quadros do FAS, entre Chefes de Departamentos e Técnicos, provenientes da Direcção Geral e dos Departamentos Provinciais de Malanje, Cuanza Norte, Uíge, Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico.

O FAS implementa diferentes programas em todo País, com destaque para o Programa de Desenvolvimento Local (PDL), o Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, e prevê levar a cabo, ainda este ano, o Programa Nacional de Estágios Comunitários para jovens recém-formados, na perspectiva da empregabilidade, além do programa de infra-estruturas sociais e económicas, com destaque para reabilitação de escolas, postos de saúde, Centros de Acção Social Integrados (CASI), sistemas de captação e conservação de água, entre outros.

O primeiro ciclo de formação decorreu de 18 a 22 de Janeiro de 2021, na Província do Huambo, e foi dirigido a 30 técnicos das províncias do Huambo, Bié,Cunene, Cuando-Cubango, Namibe e Huíla. Sendo que o segundo ciclo, dirigido aos técnicos das Províncias de Luanda, Bengo, Cabinda, Zaire, Benguela e Cuanza Sul, decorreu de 08 a 12 de Fevereiro de 2021, na Província de Luanda.