Gambos de passos para o futuro, com linhas estratégicas definidas e novas infraestruturas sociais financiadas pela União Europeia

03 Mar
Inauguração fas huila

Gambos de passos para o futuro, com linhas estratégicas definidas e novas infraestruturas sociais financiadas pela União Europeia

centro inaugurado fas huilaDas canções à dança, do ritmo tradicional aos sorrisos contagiantes, foi dessa forma que os munícipes dos Gambos, na província da Huíla, expressaram sua gratidão ao receberem o mais alto mandatário da província e as delegações do FAS e da FIIAPP, que apreciaram as linhas estratégicas municipal e inaugurações de infraestruturas, na passada quarta-feira, 28 de fevereiro.

Percorridos mais de 150 km desde Lubango, a delegação em missão teve um dia bastante concorrido, começando com um olhar sobre as Linhas estratégicas de Desenvolvimento Económico e Produtivo local 2018-2022, apresentado pelo Administrador Municipal dos Gambos, sendo um guia que permitirá os gestores de vários níveis encontrarem soluções para os demais desafios que o município enfrenta.

Seguidamente, prosseguiu-se os actos de inaugurações de infraestruturas começando com o Centro de Aconselhamento Familiar da Comunidade de Chinge, sede municipal dos Gambos, com uma população estimada em 22.872 habitantes, o projecto foi elaborado com o objectivo de reduzir os conflitos domésticos ao nível local, bem como, promover a assessoria jurídica e informação ao cidadão.

Do outro lado, à cerca de 23 km da Vila do Chinge, encontra-se a localidade de Luvota, com uma população estimada em 5.054 habitantes, maioritariamente da etnia Nhyaneka-Umbi, foi igualmente inaugurado um Centro de Saúde, que de acordo os executores, este projecto contribuirá na redução do índice de doenças e de mortalidade, evitando assim, que a população local, percorra longos quilómetros em busca de assistência médica e medicamentosa.

Ambos os projectos foram inaugurados pelo Governador Provincial da Huíla, Dr. João Marcelino Tyipinge, e estes fazem parte da carteira de 2017 do Projecto Desenvolvimento Local – PDL FAS IV, que desde 2015 está a ser implementado pelo Fundo de Apoio Social com doação da União Europeia e assistência técnica da Fundação Internacional e Ibero-Americana de Administração e Políticas Públicas (FIIAPP).

A visita aos Gambos foi orientada pelo Director Geral do FAS, Dr. Santinho Figueira, acompanhada pelo Director da FIIAPP para área de Assuntos Sociais e Políticas Públicas, Dr. German Garcia e contou com as presenças do representante do Ordenador Nacional, Técnicos da FIIAPP e da equipa provincial do FAS na Huíla.