Informação com qualidade é importante para a tomada de decisão

1
481

A disponibilidade de informação relevante e confiável sobre os dados dos municípios, em tempo útil, é importante para a tomada de decisão, sem a qual fica comprometida a gestão, porque as decisões podem ser equivocadas e os recursos mal empregues, o que não deve ser aceite. As palavras foram proferidas recentemente pelo director-geral do FAS, Belarmino Jelembi, durante a acção de capacitação técnica sobre o Sistema de Informação Básica Municipal (SIBM), realizada pela instituição que dirige, sob orientação metodológica e técnica do Gabinete de Tecnologia e Informação do Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado (MAT).

A acção de formação, que decorreu em Benguela, teve como público-alvo funcionários das administrações municipais, especialmente os gestores da base de dados. Estes têm a missão de alimentar o sistema de gestão de base de dados municipal, compreender a estrutura, funcionalidades e abrangência do SIBM e, posteriormente, utilizá-lo para elaborar relatórios de actividades e impacto das políticas públicas a nível local.

Belarmino Jelembi disse que a acção de refrescamento teve iníco em Benguela, mas é contínua, podendo estender-se às demais províncias.

 O SIBM é a ferramenta de consolidação de dados e informação da caracterização institucional, sócio-económia, infraestrutural e serviços sociais, bem-estar das famílias do município e sua disponbilização de modo rápido, automatizado e fidedigno. Esta iniciativa está em linha de conta com o PLANEAT 2015-2025 para a planificação, gestão municipal e diagnóstico institucional da administração do território.

1 COMENTÁRIO

  1. Cordiais saudações caríssimos dirigentes
    Antes de mais espero que todos estejam bem de saúde, sou agente comunitário dedicado, mas o que me deixa desanimado é a falta de compromisso da parte dos nossos dirigentes, recebemos formação mas não temos materiais e equipamentos próprio para dar soluções nos problemas que encontramos todos os dias no terreno, muita das vezes ficamos sem nada a dizer porque já não forma de dar manobras a situação.
    O programa dos ADECOS é projecto rico, mas infelizmente nós não temos a solução de resolução dos problemas encontrados sem ajuda das autoridades competentes referente a várias áreas de actuação do agente de desenvolvimento comunitário e sanitário, lamento bastante não é isso que diz os objetivos desse programa.
    Só espero melhoria nesse programa (ADECOS) e assim juntos darmos a solução na resolução dos problemas e beneficiar todos os carentes e vulneráveis cidadãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui