Trinta de Junho de 2020. São 02h:00. A equipa do Fundo de Apoio Social (FAS) faz os últimos acertos rumo ao pagamento no Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, relativo às Transferências Sociais Monetárias no âmbito do Programa de Fortalecimento do Sistema Nacional de Protecção Social (PFSNPS).

Neste município, foram cadastrados 2048 famílias, das quais foram apurados 2021, deste número de famílias, 955 começam já a receber os seus cartões multicaixas, cada um carregado com 25.500 Kz, referentes a três meses (Junho, Julho e Agosto), a razão de 8.500 Kz mensalmente.

Foram abrangidas da Fase Piloto 25 aldeias, nomeadamente Fulai Muti, Mawengo, Cambango, Cutuei, Catenga, Sangombe, Matias e Tchigango Mikango, na comuna sede, e Masseca, Capalo, Paz, Punho, Tchissende, S.joão, Mundadamo, Tchingondola, Samukono, Savilho, Kakeke, Ulombo, Ndungula, Jamba Malassa, Mupeco, Luzendo, Kanjamba na comuna do Longa.

Denominado KWENDA, o PFSNPS é uma iniciativa do Estado angolano e prevê beneficiar 1.600.000 famílias mais pobres, ou em situação de maior vulnerabilidade até 2022.

Além das Transferências Sociais Monetárias, o KWENDA prevê apoio à Inclusão Produtiva, que é a identificação de projectos económicos viáveis, a implantação de 19 Centros de Acção Social Integrado (CASI), que irão viabilizar a atribuição de Bilhetes de Identidade, por exemplo, entre outras preocupações que afligem os mais vulneráveis. O Fortalecimento do Cadastro Social Único (CSU) é outra componente prevista no Programa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui