O Fundo de Apoio Social (FAS) procede, nesta Sexta-feira, 17 de Julho de 2020, à entrega da moageira “OKUVETYA ONGANHO” ao senhor Justino Mateus Sofia, no município da Bibala, província do Namibe.

A moageira OKUVETYA ONGANHO, única na região, tem capacidade para transformar até 1.200 Kg de farinha de milho por dia e 68.4 toneladas por ciclo de produção, devendo transformar o milho em rolão (1500 Kg), fuba fina (80.000 Kg), fuba grossa “palapala” (20.000 Kg)) e farelo (6.000 Kg), melhorando as condições de higiene e de transformação dos cereais para o consumo humano.

O financiamento da moageira enquadra-se no modelo de financiamento comparticipado. Neste caso em que o investimento da moageira foi de 7.598.434,20 milhões Kz, o FAS comparticipou com 87%, sendo os restantes 13% de Justino Mateus Sofia, promotor, que doravante é o proprietário. 

Com o seu funcionamento, a população daquela zona deixa de percorrer mais de 60 quilómetros para ter acesso à fuba, como era antes, para percorrer à volta de seis quilómetros, tendo-a nas lojas locais e melhor apresentada, em embalagens selados e com a marca “Okuvetya Onganho” timbrada, o que facilitará a transportação e venda nos mercados da região. A nova unidade de transformação de milho criará 8 empregos directos e será abastecida em matéria-prima por cerca de 57 produtores locais.

A modalidade de financiamento comparticipado tem como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento da economia local e fortalecimento das cadeias produtivas. Consiste na garantia de um investimento do beneficiário, igual ou superior a 10% do valor total do projecto como pre-condição, podendo ser realizado quer em meios, activos fixos ou correntes, de acordo com o cronograma de investimento anexo ao plano de negócios do projecto.

Sobre o FAS

O FAS é uma agência governamental, dotada de personalidade jurídica e autonomia financeira e administrativa, para, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável e redução da pobreza. O FAS focaliza a sua actuação na demanda da comunidade, dirigindo as suas actividades ao investimento social nas áreas de educação, água e saneamento, saúde, infra-estruturas económicas e ambientais. A sua intervenção regista-se nas dezoito províncias de Angola, através de escritórios províncias. A implementação do FAS conta com o suporte financeiro de diferentes fontes, entre os quais, dotações do Governo de Angola, créditos do Banco Mundial, doações da União Europeia e de outras instituições. O FAS também é a entidade responsável pela implementação do Programa KWENDA.

FUNDO DE APOIO SOCIAL, Namibe, aos 16 de Julho de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui