Fas Cunene

CUNENE

Cunene é uma província no sul de Angola com uma área de 87.342km² e de 200 a 300 mil habitantes (estimativa). A sua capital é Ondjiva (antiga Vila Pereira d’Eça), dista de Luanda 1424km e do Lubango 415km.

A província compreende os municípios de Cahama, Cuanhama, Curoca, Cuvelai, Namacunde e Ombadja. É nesta província o Rio Cunene ganha o seu nome.

A população da província é na sua grande maioria constituída por agro-pastores, ou seja, grupos étnicos que vivem essencialmente do seu gado bovino, mas complementarmente por uma (limitada) agricultura de subsistência. Em virtude da escassez do pasto, as manadas são criadas e mantidas num regime de transumância que implica migrações regulares.

O grosso da população faz parte de diferentes grupos do povo Ovambo, entre os quais os Kwanyama (Cuanhama) se destacam pelo seu peso demográfico. Pequenas minorias da população pertencem a diferentes outras etnias. Os Hinga são considerados como inserindo-se na categoria Nyaneka-Nkhumbi e têm um modo de vida semelhante ao dos Ovambo. Grupos dispersos de Chokwe distinguem-se pelo facto de serem exclusivamente agricultores, e grupos residuais de Khoisan continuam a sobreviver pela caça e recoleção. Com a excepção destes últimos, todas as etnias são bantu.

Ondjiva, a única cidade da província, está a sair lentamente de um longo período de estagnação. A sua actividade concentra-se nos sectores do comércio e dos serviços. Ela é desde os tempos coloniais sede de uma diocese católica. Desde 2009 é também sede de um pólo da Universidade Mandume de Lubango.

Na província existe um parque nacional que, em princípio, seria de interesse turístico, mas que até hoje pouco serve para este objectivo, devido às perturbações pós-coloniais.

MAPA DA PROVÍNCIA

PROJECTOS EM EXECUÇÃO POR SECTOR

PROJECTOS FINANCIADOS PDL

PROJECTOS FINANCIADOS ACUMULADO FAS